Histórico do ITM

Na verdade, a motivação real para a criação do ITM, surgiu no coração do Pr. José Carlos Vertematti, e no seio da liderança da Igreja Batista Manancial (IBM), em São Bernardo do Campo; filiada à “Convenção Batista Brasileira”, através da “Associação das Igrejas Batistas do Grande ABC”.

Como a IBM está inserida na periferia da cidade de São Bernardo do Campo, num bairro carente e bem distante; houve problemas com a mobilidade daqueles(as) que se mostravam vocacionados(as) – visto que o Seminário Batista mais próximo, fica distante cerca de 2 horas de ônibus para ir, e mais 2 horas para voltar.

Assim, entre os anos de 2008 e 2009 surgiu uma discussão acerca de como a igreja poderia auxiliar, de um modo mais efetivo, na formação de seus(suas) vocacionados(as).

“A vontade surgiu da necessidade”, declarou o Pr. José Carlos, que acrescentou que essa “vontade” foi fruto da espontaneidade da liderança.

Durante esse tempo, em vários momentos de reflexão, a liderança procurou deixar claro que seria imprescindível haver ferramentas de preparo para os atuais e futuros líderes, considerando-se o grande crescimento da igreja e sua significativa atuação na comunidade.

A preocupação residiu no fato de que as futuras lideranças precisariam ser direcionadas na mesma visão teológica de “Missão Integral” ¹, adotada pela Manancial.

Na realidade, foi a motivação primeira, observando-se as necessidades específicas, decorrentes dos atuais e dos futuros desafios, e contemplando-se ainda, a velocidade do crescimento da igreja; e os planos para a futura construção do complexo arquitetônico que abrigará o novo Templo e a nova sede do “Projeto Manancial”.

Dessa forma, no início do ano de 2012, foram feitos contatos com a Prof.ª Ma. Rosa de Toledo Bianchi, que aceitou o desafio de auxiliar na implantação da nova instituição de ensino teológico.

Assim, desejando-se realizar um programa de capacitação que priorizasse o “gerar transformação, através da informação”, desejo do próprio Pastor – e, pedindo-se a orientação do Senhor – através de um período de 40 dias de oração, nasceu o ITM – em junho de 2012.

Nossa oração é que, assim como a boa mão do Senhor esteve sobre Esdras, esteja sobre o ITM também.

E, que assim seja, no precioso nome de Jesus, Senhor Nosso!

______________________________________________________

¹ Corrente teológica que recupera a perspectiva bíblica segundo a qual não basta falar do amor de Deus em Cristo Jesus: é preciso vivê-lo e demonstrá-lo em termos de serviço; reconhecendo o ser humano em todas as suas dimensões (física, emocional, relacional e espiritual). Em suma: “o evangelho todo, para o homem todo, em todo lugar”. Grifo da autora.

Esdras

“Esdras ... Era um escriba que conhecia muito a Lei de Moisés dada pelo Senhor, o Deus de Israel. O rei lhe concedera tudo o que ele tinha pedido, pois a (boa) mão do Senhor, o seu Deus, estava sobre ele. Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas.”

(Esdras 7: 6 e 10)