Requisitos Básicos

Para se inscrever em nossos cursos você precisará dos seguintes itens:

Esclarecimentos

É preciso que se deixe claro que, por ora, o ITM oferecerá um programa de ensino na modalidade “Curso Livre”, sem o reconhecimento do MEC (Ministério de Educação e Cultura).

Todavia, se compromete a estar caminhando na direção do cumprimento das exigências do Ministério de Educação, previstas no parecer do CNE/CES nº 241, aprovado em 15 de março de 1999 – ² que trata do reconhecimento dos Cursos Superiores de Teologia no Brasil.

Para tanto, o ITM tem como meta desde seu início, oferecer uma formação acadêmica dotada do mais alto nível de excelência; preocupando-se em disponibilizar Matriz Curricular, Ementas, Programas Disciplinares e Referenciais Bibliográficos, com total similaridade com as que compõem as grades curriculares dos melhores cursos brasileiros, de Teologia Confessional Cristã Protestante; com duração de 4 anos.

Assim sendo, para cada disciplina cursada com aprovação, o aluno terá assegurado o cumprimento de 02 créditos – pertinentes ao curso de Teologia – na modalidade “Curso Livre”.

OBS – O(a) aluno(a) não terá a obrigatoriedade de cursar todos os dias de aula, podendo optar pelo(s) dia(s) que desejar.

________________________________________

² Bíblia – Nova Versão Internacional – São Paulo, Editora Vida, 2004 – Mateus 32: 15-22

1. Documentação.

Para que haja a possibilidade de validação das Disciplinas cursadas e dos devidos créditos acumulados, se faz necessária a apresentação da documentação que comprove que o(as) aluno(a) concluiu o Ensino Médio.

OBS – Caso o(a) aluno(a) não tenha concluído, não será impedido(a) de cursar quaisquer que sejam as Disciplinas; tendo porém a consciência de que as matérias cursadas não terão os seus créditos computados, para a finalização do curso Bacharel em Teologia – Modalidade “Curso Livre”

Para tanto serão necessários os seguintes documentos:

1.1. Entrega do Formulário de Matrícula do(a) Candidato(a) preenchido, acompanhado do comprovante de pagamento da taxa devida de R$ 50,00;

1.2. Cópia do Certificado de Conclusão do último curso realizado pelo(a) candidato(a);

1.3. Cópias do RG e do CPF;

1.4. Duas (02) fotos 3X4 recentes (uma para a “Ficha de Matrícula” e outra para o “Histórico Escolar”);

1.5. Realização do PROCESSO SELETIVO (Avaliação como Instrumento de Sondagem)

OBS – Estarão isentos(as) da “Avaliação como Instrumento de Sondagem, todos(as) os(as) alunos(as) que tenham sido aprovados em algum Exame Vestibular, ou que estejam cursando ou já tenham concluído um Curso Superior (necessário comprovante).

1.6. Comparecimento ao encontro individualizado (agendado previamente) com a responsável pela Direção de Desenvolvimento Educacional – para a devolutiva (comunicação dos resultados) da Avaliação – nos casos requisitados.

2. PROCESSO SELETIVO (Avaliação como Instrumento de Sondagem)

2.1. Os(as) alunos(as) que apresentarem cópia simples de seu Certificado de Conclusão de Curso Superior (em qualquer área) ou provas de terem ingressado em Curso de Graduação estarão dispensados da “Avaliação como Instrumento de Sondagem”.

2. 2. O “Instrumento de Sondagem” se constituirá em uma prova escrita, com ênfase na capacidade de interpretação de textos – com a finalidade de identificar o nível de elaboração e a bagagem de conhecimentos de cada um(a), especificamente na área de Comunicação e Expressão.

2. 3. Os resultados da Avaliação não impedirão o(a) aluno(a) de cursar as disciplinas para as quais houver feito a matrícula – apenas concederão clareza para traçar um direcionamento acadêmico mais adequado, para futuros cursos.

3. Investimento Mensal e Taxa de Matrícula

3.1. Tanto a taxa de matrícula, quanto as mensalidades, serão entregues – via boleto bancário - aos(às) alunos(as), através da atuação da Secretaria ou do Plantão de Dúvidas.

3.2. Para o primeiro semestre de 2016, o valor para os 3 dias de aula, durante a semana; será de R$ 225,00. O pagamento no valor devido ao número de disciplinas cursadas deverá ser feito até o dia 10 de cada mês.